sábado, 21 de março de 2015

TEORIAS SOBRE O POVOAMENTO DA AMÉRICA



A pesar das inestimáveis contribuições dadas pelas recentes análises genéticas, pelo menos três respeitáveis teorias ainda buscam explicar como e quando se deu o povoamento da América.
A primeira delas, chamada de malaio-Polinésia, afirma-se que através de embarcações primitivas o homem saiu da Malásia e fez escala em várias ilhas da Oceania até chegar na América. O cientista que propôs esta teoria provou que ela era possível fazendo a mesma coisa. Ele fez embarcações primitivas e chegou na América.
A segunda, conhecida como australiana, diz que a América foi ocupada a partir de embarcações primitivas que atravessaram o Pacifico.
A terceira, a asiática, que tem sido a mais aceita pela comunidade científica, diz que a América foi ocupada durante a quarta glaciação, quando o estreito de Bering foi congelado, possibilitando a passagem para o Alasca.
Em janeiro de 2004, porém, foi divulgado um novo estudo, que pode modificar as teorias arqueológicas sobre a ocupação do continente americano. Trata-se de uma pesquisa realizada às margens do rio Yana, no Círculo Polar Ártico, onde arqueólogos russos encontraram ferramentas de caça confeccionadas há mais de 30 mil anos. O local fica perto do Estreito de Bering. A única contradição entre essa teoria e a asiática é a data: até então, acreditava-se que esse povoamento tivesse começado há mil anos. De qualquer forma, ambas abrangem o auge da última glaciação no povoamento da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário