1 – CANAL DE CORINTO:
Localizado na Grécia, possui o comprimento de 6,3 km e uma largura de 21 metros,
com margens de 87 metros de altura. Foi inaugurado em 1893. No ano de 67 d.C.
César Nero utilizou 6000 prisioneiros de guerra para este projeto que logo se
interrompeu tendo tido continuidade em 1870. Com este canal se conseguiu um
atalho enorme ao não se ter que dar a volta na península do Peloponeso.
2 – CANAL DE
SUEZ: localizado no Egito, possui o
comprimento de 169 km e foi inaugurado em 1869. Este canal forma a via marítima
mais importante do mundo. Em sua construção participaram 1,5 milhões de
trabalhadores. Os trabalhos iniciais começaram no ano de 600 a.C. No entanto,
se deteriorou e, pouco a pouco, as obras executadas foram tragadas pela areia,
até que no ano de 1859 se retomou o projeto a cargo da Inglaterra, França e
Egito. Em 1957 o presidente de Egito individualmente decidiu apoderar-se do
canal ocasionando una crise internacional. A França solicitou auxílio a Israel,
que atacou o Egito. A operação bélica se interrompeu por influência da Rússia e
dos Estados Unidos caindo o canal sob custodia de soldados das Nações Unidas.
Se calcula que morreram cerca de 30 trabalhadores diariamente durante os 10
anos que durou a construção deste canal.
3 – CANAL DE STALIN:
Localizado na Rússia, possui o comprimento de 227 km e foi inaugurado em 1933. Em
1931, Josef Stalin decidiu construir um canal que unisse o Mar Branco com o Mar
Báltico. Dos campos de concentração da Sibéria foram trazidos milhares de
trabalhadores dos quais, segundo consta, morreram cerca de 8700. Aos presos
políticos se prometeu indulto se o projeto se realizasse no tempo planejado.
Apesar disso, os presos sobreviventes foram obrigados a novos trabalhos em
regime de escravidão. A construção do canal durou 20 meses e exigiu cerca de
250 000 vidas.
4 – CANAL DO PANAMÁ:
localizado no Panamá, possui o comprimento de 58 km e foi inaugurado em 1914. A
construção deste canal é considerada o projeto mais difícil de todos os
realizados. Já em 1880, os franceses tiveram a ideia de unir o Atlântico com o
Pacífico, mas as enfermidades tropicais, sublevações e quebras fizeram deste
projeto um pesadelo, desistindo-se ao final. Logo os Estados Unidos se fizeram
presentes, trazendo enormes quantidades de dinheiro para combater epidemias
como a febre amarela, malária etc. Os trabalhos duraram 8 anos e foram levados
a cabo graças à ajuda dos pioneiros americanos. Hoje em dia o canal está sendo
alargado porque as grandes embarcações não cabem em suas comportas estreitas,
acreditando-se que os trabalhos terminarão em 2014, ano de seu 100°
aniversário.
5 – CANAL DE
BRIDGEWATER: localizado na Grã-Bretanha, possui o comprimento de 66 km e foi
inaugurado em 1761. Um marquês britânico (Francis Egerton) começou a construção
deste canal em 1759, com a intenção de transportar o carvão mais facilmente a
partir de suas próprias minas em Wosley, próximo de Manchester, até as plantas
industriais. Diz-se que o engenheiro principal, Brindley, elaborou uma maquete
de queijo de um aqueduto para apresentar um modelo; todos puseram-se a rir e
consideraram a empreitada uma loucura. Ao final, a proposta resultou em um
êxito, sobretudo econômico, já que cada vez que alguém o utilizava tinha que
pagar à família Egerton.
6- VIA MARÍTIMA DE SAINT
LAWRENCE: localizado entre o Canadá e os Estados Unidos, possui o comprimento
de 3770 km. Os lagos da América do Norte formam com o Rio Saint Lawrence no
leste do Canadá o maior reservatório de agua doce do mundo.
Graças à via marítima
de Saint Lawrence pode-se atualmente navegar desde Chicago (centro dos USA) até
Quebec, situado na costa atlântica.
7 – CANAL DE KIO:
localizado na Alemanha, possui o comprimento de 99 km e foi inaugurado em 1895.
Aproximadamente 70 000 embarcações atravessam todo ano por este canal que é a
via marítima artificial de maior tráfico do mundo. Graças ao canal, as
embarcações não necessitam dar a volta por toda a Dinamarca para sair do Mar
Báltico ou para ali retornar. Em 1734, se construiu um canal que logo se
constou ser demasiado pequeno. Em 1878, o armador Hermann Dahlström apresentou
um projeto de canal adequado tanto para barcos de carga como a barcos de
guerra. O canal atual foi inaugurado pelo Imperador Guilherme II.
8 – CANAL DE MIDI:
localizado na França, possui o comprimento de 240 km e foi inaugurado em 1681. Este
canal une o Mar Mediterrâneo com o Atlântico por meio do Rio Garonne, construído
já em 1600. A princípio, a intenção não era apenas cortar o caminho, mas evitar
encontrar-se com os piratas que então interferiam no tráfico na zona ocidental
do Mediterrâneo. Os trabalhos de construção duraram cerca de 15 anos, tendo
deles participado umas 12 000 pessoas, em grande parte procedentes dos Pirineus
região com tradição neste tipo de trabalho. Este canal tem 91 comportas e na
atualidade é usado para irrigação artificial.
9 – GRANDE CANAL DA
CHINA: também conhecido como Canal do Imperador, é a via marítima mais antiga
da China, possuindo um comprimento de 1790 km e tendo sido construído em 609
d.C. Este canal provavelmente já começou a ser construído nos anos 400 a.c. É a
via marítima mais antiga e mais larga do mundo que ainda continua em
funcionamento. Em 1600 foi ampliado por aproximadamente 6 milhões de
camponeses, que durante vários anos cavaram uma nova rota. Se estima que vários
milhões de pessoas tenham perecidos nos trabalhos de construção. O canal do
Imperador abarca desde a capital Pequim, hasta Hangzhou ao sul de Shanghai.
Este canal une 4 rios dos quais um é o Huang He (Rio Amarelo). Ao longo de todo
esse tempo, este canal contribuiu para transportar cereais para Pequim. Segundo
fontes, no ano de 1.400 foram necessários 120 000 soldados para assegurar as 11.750
embarcações de cereais do Estado. Tem 24 comportas e 60 pontes.
10 – CANAL DE
SAIMAA: localizado na Finlândia, possui
o comprimento de 58 km, tendo sido inaugurado em 1856. Conecta o Lago de Saimaa
ao Golfo da Finlândia entre as cidades de Lappeenranta e Viborg, com uma
descida de 76 m até o mar. O tamanho máximo das embarcações de 82m cumprimento
/12m Largura / 4,35 m calado. Dentre as 28 comportas, as principais com suas
descidas são: Mälkiä Finlandia 12,4 m / Mustoa Finlândia 7,2 m / Soskua
Finlândia 8,3 m / Pälli Rússia 11,7 m / Lietjärvi Rússia 10,2 m / Rättijärvi
Rússia 5,5 m / Särkijärvi Rússia 11,4 m / Juustia Rússia 10,0 m.
Nenhum comentário:
Postar um comentário