quinta-feira, 17 de outubro de 2013

SOCIEDADES SECRETAS:


 
No decorrer da história da humanidade, surgem vários grupos ou sociedades secretas que ocultavam sua existência, datas e locais de reuniões, rituais de iniciação de seus membros e os sinais usados para se reconhecerem, carregando consigo um ar de mistério. Eis algumas delas:

 

PRIORADO DE SIÃO: 1099 – Sociedade fundada em Jerusalém para proteger o segredo do Santo Graal, entendido por alguns como a descendência de Jesus Cristo.

TEMPLÁRIOS: 1119 – fundada em Jerusalém com o propósito de proteger os cristãos que voltavam da peregrinação a Jerusalém, depois dela ter sido conquistada na Primeira Cruzada.

MAÇONARIA: 1717 - sociedade fraternal, que admite todo homem livre e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas principais exigências são que o candidato acredite em um princípio criador, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição, aniquilando seus vícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes.

ILLUMINATI: 1754 – grupo com o objetivo de unir o mundo em uma única regência, baseado em um modelo político onde todos são iguais.

CARBONÁRIA: 1810 – fundada na Itália com ideologia semelhante à Maçonaria, a sociedade se fazia notar pelo marcante anticlericalismo.

SKULL AND BONES: 1832 – sociedade secreta estudantil dos Estados Unidos, que prega a formação de um governo mundial único e absoluto, também conhecido como Nova Ordem Mundial.

KLU KLUX KLAN: 1865 – fundada na cidade de Pulaski, Tennessee, após o final da Guerra Civil americana, tinha por objetivo impedir a integração social dos negros recém libertos, matando todos eles.

ROSAE CRUCIS: 1915 – organização de caráter místico filosófico, que se deu a missão de despertar o potencial interior do ser humano.

SOCIEDADE DO THULE: 1919 – organização que procurou transmitir a ideologia da raça ariana e levou uma abordagem racista em relação aos judeus e outras minorias.

2 comentários:

  1. Mais prof os maçons tem que ser só milionários? E ouvi dizer que só entra pra Ceita quem for convidado e verdade e no Brasil tem?

    ResponderExcluir
  2. Não Tammy. Os maçons não precisam ser necessariamente milionários. A entrada para o grupo depende de um ritual de iniciação. No Brasil existe uma quantidade que corresponde a 2,7% de maçons. Aliás, a palavra maçom significa pedreiro.

    ResponderExcluir