quarta-feira, 21 de outubro de 2015

AS DEZ PRAGAS DO EGITO:



Narrada na Bíblia Sagrada, no Livro do Êxodo, tinha não só o objetivo de libertar o povo de Israel da escravidão, mas, também, Deus estava se revelando ao seu povo e ao povo egípcio, sendo cada praga direcionada a uma divindade, conforme a crença do povo do império egípcio nos falsos deuses e deusas.
Primeira praga: A Água Transformada em Sangue: as águas do rio Nilo e todas as demais águas do Egito se transformaram em sangue, causando a desonra para o deus Hápi.
Segunda praga: O aparecimento das Rãs: trouxe desonra para a deusa rã Heqt.
Terceira praga: O Surgimento dos Piolhos: trouxe a desonra ao deus da magia e das artes secretas denominado Tot.
Quarta praga: Enxame de Moscas: trouxe a desonra para o deus Ptah, criador do universo e também ao deus Tot, o da magia.
Quinta praga: Mortandade do Gado e Animais: humilhou as divindades: Ápis deus sagrado de Mênfis  do gado, Hator a deusa vaca e também Nut em forma de vaca com estrelas afixadas na barriga.
Sexta praga: As Úlceras sobre os Egípcios: desonrou a deusa Neite, rainha do céu do Egito.
Sétima praga: Saraivada de Pedras: trouxe desonra ao deus Íris da água e Osíris do fogo.
Oitava praga:  Os Gafanhotos: significou a derrota para os desses Xu e Sebeque, o primeiro o deus do ar e o segundo o deus inseto.
Nona praga: As Trevas: desonrou o principal deus Egípcio, Rá, o deus sol. (a palavra faraó significa sol).
Décima praga: A Morte dos Primogênitos: desonrou todos os deuses do Egito, principalmente a de que o faraó seria uma divindade e o primogênito era o herdeiro do trono.
Assim, Deus mostrou o seu imenso poder sobre a terra e o universo, e muitos povos passaram a cultuá-lo como o único Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário