domingo, 12 de agosto de 2012

O PERÍODO REGENCIAL:

Período da História do Brasil que se estendeu de 1831 (ano da abdicação de D. Pedro I, ocorrida em7 de Abril), até 1840 (ano da coroação de D. Pedro de Alcântara, ocorrida em 23 de Julho), em razão do príncipe herdeiro ter somente cinco anos de idade e, segundo a Constituição, não poder assumir o trono que ficaria sob a autoridade de uma Regência até que o mesmo atingisse a maioridade. Tivemos nesse período quatro regências:

  • A Regência Trina Provisória (1831): durante este período os presos políticos são anistiados e são marcadas eleições para a Regência Trina Permanente.
  • A Regência Trina Permanente (1831 a 1835): durante este período o Padre Diogo Antônio Feijó, nomeado ministro da Justiça, criou a Guarda Nacional. Assinou-se o Ato Adicional de 1834 que criou as Assembleias Legislativas em cada Província,. Transformou a Regência Trina em Regência Una e criou o Município Neutro do Rio de Janeiro para sediar o Governo.
  • A Regência Una de Padre Antônio Feijó (1835 a1837): durante este período o Brasil foi sacudido por revoltas, como a Cabanagem e a Guerra dos Farrapos.
  • A Regência Una de Araújo Lima (1837 a 1840): reprimiu-se com violência as revoltas que ocorreram e houve a assinatura da Lei Interpretativa do Ato Adicional de 1834, que limitava novamente a autonomia das Províncias, promovendo uma nova centralização do poder público
O Período Regencial chega ao seu final em 1840 com a declaração da maioridade de D. Pedro de Alcântara e com sua coroação comi Imperador, com o título de D. Pedro II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário