Atualmente, os modelos pedagógicos existentes modelam caminhos que na realidade vão atingir o mesmo objetivo: o conhecimento. Tenho observado e vivenciado nesses tantos anos dedicados à orientação da aprendizagem, a necessidade de uma mudança eficaz e radical no ensino, em suas séries iniciais. Acredito que a falta de profissionais realmente qualificados e remunerados decentemente, têm contribuído para que o número de alunos evadidos ocorra em maior grau nessas primeiras séries e depois vai refletindo nas séries posteriores. Não há interesse em ensinar e, por sua vez, também não haverá interesse em aprender. Como já disse, só ensinamos aquilo que aprendemos e aprendemos aquilo que ensinamos. O ensino tradicional tem raízes em profissionais que à duras penas aprenderam somente em como transmitir aquilo que aprenderam, sem considerar o conhecimento já adquirido pelo aluno. A aprendizagem nada mais é do que o acréscimo de novos conceitos. O Ensino Atual trouxe uma perspectiva nova para o ensino/aprendizagem, uma vez que o aluno detém a responsabilidade por seu próprio conhecimento e o professor se torna um mediador nesse processo. É a saída do ser humano de seu espaço individual para sua inserção no coletivo. Esse é o caminho... Essa é a nova realidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário